sexta-feira, 10 de junho de 2011

DNIT, 2006 - FUNDAÇÃO JOSÉ PELÚCIO FERREIRA


Entre as teorias contemporâneas da comunicação, a que se ocupa das relações existentes entre os mass media e a cultura popular se chama:

A) teoria da indústria cultural;
B) teoria das mediações;
C) teoria dos estudos culturais;
D) teoria da recepção;
E) teoria culturológica.

Análise:
Podemos dizer que Estudos Culturais é uma corrente de estudos, uma tradição teórica, uma área de pesquisa que possui como eixo principal de investigação “as relações entre a cultura contemporânea e a sociedade, isto é, suas formas culturais, instituições e práticas culturais, assim como suas relações com a sociedade e as mudanças sociais”. As primeiras teorizações que forneceram o suporte para os Estudos Culturais são três textos que datam de final dos anos 1950 e início dos anos 1960: The uses of literacy (1957), Culture and society (1958) e The making of the english working-class (1963), respectivamente de Richard Hoggart, Raymond Williams e Edward Palmer Thompson. Portanto, a alternativa correta é a letra "C".

Questão 02
DNIT.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Analista Administrativo: Comunicação Social

terça-feira, 7 de junho de 2011

CONSULTOR LEGISLATIVO - PUBLICIDADE, 2005 – CESGRANRIO


No final dos anos 40 do séc. XX aconteceu a chamada Revolução do Marketing. Assinale a principal mudança ocorrida na orientação empresarial com o advento dessas novas ideias.

A) A ênfase empresarial passou a ser o aprimoramento da qualidade dos produtos e serviços.
B) As empresas passaram a investir pesado em treinamento de pessoal.
C) O processo produtivo se destacou na orientação empresarial.
D) O consumidor passou a ser o principal alvo na orientação empresarial.
E) Houve uma forte tendência de se investir na construção das marcas empresariais.


Análise :
Os autores mais contemporâneos dizem que o Marketing possui 5 fases. Primeira, foco no produto artesanal. É a Era da Produção (início séc. XX) caracterizada por uma preocupação de produzir muito e a bom preço e por uma atitude de imposição dos produtos no mercado. É a demanda maior que a oferta. Segunda, Era das Vendas (décadas de 30 e 40). Foco no produto industrial. Já dava os primeiros sinais de excesso de oferta, os produtos acumulavam-se em estoques. Terceira, Era do Marketing. Início do foco no consumidor (final dos anos 40 e toda década de 50). Os empresários perceberam que a venda a qualquer custo não era uma forma correta, teriam que conquistar o cliente. Que o sucesso depende da capacidade de empresa em se adaptar ao consumidor e satisfazer as suas necessidades de uma forma mais eficiente do que a concorrência. Quarta, Era do Marketing Integrado (anos 70-80). Tem como características: o marketing diferenciado e segmentado (grande desenvolvimento do marketing direto); a empresa adota posicionamento e cria seus valores de sustentação da marca; a gestão empresarial é orientada de fora para dentro; as empresas possuem estruturas organizacionais menos hierarquizadas; Quinta, Digitalização do Marketing (a partir dos anos 90). É a era da tecnologia da informação. Forte apelo para fidelização dos clientes, web marketing B-to-C, e-commerce, e-business, interatividade, empresas em rede (clientes e fornecedores integrados). Portanto a alternativa correta é a letra “D”.

Colaboração para o desenvolvimento da questão: Vitor Hugo Faro Ferreira.