quinta-feira, 29 de julho de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

No jargão digital, o termo que normalmente se usa para transmitir informações captadas em vídeo e outros suportes para a Internet é:

a) submeter.
b) encodar.
c) transferir.
d) transportar.
e) editar.

Análise:
Encodar é converter arquivos multimídias visando obter uma padronização e uma melhor qualidade e/ou menor tamanho para armazenamento na Internet ou no disco rígido. Portanto, a alternativa correta é a letra "B".

Questão 34
Processo seletivo público Petrobras. Profissional de Comunicação Social Júnior: Publicidade e Propaganda

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

A apropriação e o uso não autorizado de conteúdo da Internet são temas emergentes que têm atraído a atenção dos autores e produtores de conteúdo para a necessidade da proteção do direito autoral. Esse cenário incentivou a criação das licenças Creative Commons (CC). Qual é o princípio defendido por essas licenças?

a) Autores e criadores de conteúdo permitem compartilhar a sua criação intelectual na Internet sem que o usuário viole as leis de direitos autorais.
b) Em caso de uso não é necessário dar o crédito ao autor original de uma obra, se ela estiver registrada no CC.
c) Em qualquer situação, uma vez licenciada, o autor libera o uso de sua obra sem a necessidade de pagamento de direitos autorais.
d) O autor cede os direitos autorais à CC, que passa a deter o controle e a propriedade da obra.
e) O uso da obra completa, ou de partes da mesma, só será permitido após passar por uma complexa avaliação da organização CC.

Análise:
O Creative Commons é um projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais. Oferecer sua obra sob uma licença Creative Commons não significa abrir mão dos seus direitos autorais. Significa oferecer alguns dos seus direitos para qualquer pessoa, mas somente sob determinadas condições. Quais condições? Atribuição, Uso não-comercial, Não às obras derivadas, Compartilhamento pela mesma licença. Todas as licenças requerem que seja dado crédito (atribuição) ao autor ou licenciante, da forma por eles especificada. Portanto, a alternativa correta é a letra "A".

Questão 42
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2010 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Petrobras, 2010 - CESGRANRIO

No ambiente do marketing digital, ter um website construído conforme as práticas e técnicas de SEO significa que

a) é permitido que o usuário faça upload de vídeos.
b) ele pode ser mais facilmente encontrado por ferramentas de busca.
c) esse é um ambiente colaborativo.
d) o usuário pode criar uma comunidade virtual.
e) o usuário pode participar de fóruns de discussão.


Análise:
SEO (Search Engine Optimization), em português, é Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. Então o SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou website) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Mas atenção: o SEO é uma prática sem garantias. Nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que o site vai ficar em primeiro em uma busca. O único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo. Portanto, a alternativa correta é a letra B.