terça-feira, 30 de março de 2010

Ministério da Saúde, 2008 - CESPE

A Constituição Federal (CF) aboliu o monopólio dos meios de comunicação no Brasil, mas permitiu o oligopólio, também conhecido como propriedade cruzada.

Análise:
Segundo a CF, Título VIII, Capítulo V, Artigo 220, § 5º, os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. Por isso, essa afirmação está errada.

Questão 73UnB/CESPE – MS/PS Nível III - 2008
Área de Atuação 25: Comunicação e Editoração; Produção de Informativos Jornalísticos e Educativos

sexta-feira, 26 de março de 2010

Embrapa, 2010

O IVC, Instituto Verificador de Circulação, é uma entidade sem fins lucrativos, formado e dirigido pelo mercado publicitário brasileiro com interesse em assegurar a transparência e a confiança dos números de circulações impressas e digitais. Associado ao IFABC, Internacional Federation of Audit Bureaux of Circulations, o IVC representa os segmentos do mercado publicitário que englobam

a)
anunciantes e agências de propaganda
b) anunciantes e editores
c) editores e agências de propaganda
d) somente os anunciantes
e) anunciantes, agências de propaganda e editores

Análise
O IVC - Instituto Verificador de Circulação é uma entidade nacional e oficial, sem fins lucrativos, responsável em assegurar a transparência e confiança dos números de circulações impressas e digitais do Brasil, considerada a principal referência neste segmento. O Instituto tem equidade absoluta em seu comando, pois sua Diretoria Executiva é tripartite, sendo composta por nove representantes de cada uma das categorias principais de associados, anunciantes, agências de propaganda e editores. Portanto, a alternativa correta é a letra "E".

(Questão 45, EMBRAPA, Analista Classe B, Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Publicidade e Propaganda, 2010)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Embrapa, 2010

Conhecido também como Marketing 360°, a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e off-line une estratégias tradicionais de marketing, publicidade e propaganda com a veiculação de conteúdo direcionado na Internet, através de um web site, hot site ou portal (Grupo Torentin, 2010). O conceito acima traduz os novos caminhos da comunicação, e esta estratégia, além da denominação Marketing 360°, também é conhecida como

a) inter media
b) cross media
c) half media
d) indoor media
e) full media

Análise:
A estratégia de promover um determinado produto ou serviço, através de diferentes mídias é conhecida como Cross Media, ou também como Marketing 360°, Transmedia e Mídia Cruzada. A escolha por essa abordagem, se feita com o devido cuidado, pode render bons frutos, sendo muito mais eficaz do que trabalhar com as mesmas mídias ou diferentes mídias de forma separada.Combinando meios de comunicação online e offline é possível retirar dos mesmos a vantagem específica de cada veículo. Por exemplo, anunciar na televisão garante uma vasta cobertura, enquanto possuir um canal de interação online com o consumidor, um hotsite, por exemplo, permite um nível muito maior de interação.Os esforços de comunicação dessa forma são destinados a um leque mais amplo de veículos, permitindo chegar até o potencial cliente de forma mais diversificada e surpreendente, diminuindo assim os riscos e aumentando as chances de sucesso. Mas é importante sempre ter em mente que não basta fazer várias peças em diferentes meios, mas sim integrar todas em uma única campanha. Os meios devem ser vistos como complementares e integrados.Se esses passos forem seguidos, não só um aumento das vendas pode ser esperado, mas também uma construção positiva da imagem da empresa provavelmente poderá ser percebida.


(Questão 36, EMBRAPA, Analista Classe B, Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Publicidade e Propaganda, 2010)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Embrapa, 2010

O TRP (Target Rating Point) é utilizado para calcular as audiências individuais, apesar de utilizar as mesmas fórmulas que o GRP (Gross Rating Point). Já o GRP é calculado com base na audiência domiciliar, ou seja, o GRP trabalha com

a) percentual que reflete os indivíduos do público-alvo expostos a um veículo sobre o universo total do segmento analisado. É uma medida mais precisa, uma vez que considera o público específico da campanha.
b) percentuais individuais e coletivos, pois reflete os indivíduos do público-alvo expostos a um veículo sobre o universo total do segmento analisado e, também, os lares expostos a um veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado.
c) percentuais da somatória dos GRPs de praças diferentes.
d) percentuais relativos aos lares, expostos a um meio/veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado. É uma medida genérica, já que tem como referência somente os domicílios (mais agilidade com menor precisão).
e) percentuais que ignoram o alcance e a frequência média.

Análise:
O GRP, ou pontos de audiência bruta, é uma expressão criada para designar o somatório das audiências das inserções de uma programação de TV. É o indicador do tamanho do esforço de comunicação de determinada programação. Ela dá dimensão daquilo que em marketing é chamado de pressão de comunicação, ou seja, a intensidade com a qual o anunciante está se comunicando com o público-alvo utilizando aquela programação. Isto permite comparar programações diferentes e saber, por exemplo, qual é a mais forte. Ou escolher a alternativa que dá a maior quantidade de comunicação pelo menor custo.Trata-se de uma técnica de medir a eficiência de campanha, pois se tem um número absoluto "quase verdadeiro" de quanto se atingiu de público, ou seja, o quanto sua marca foi impactada pelos consumidores. O termo GRP é utilizado quando somamos as audiências domiciliares. Audiências domiciliares: percentuais relativos aos lares expostos a um meio/veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado. É uma medida genérica, já que tem como referência somente os domicílios (mais agilidade com menor precisão)
GRP = Nº de Inserções x Audiência Domiciliar do Programa

Essa questão é bastante interessante. Pois não se trata em saber a definição do GRP, mas sim o entendimento de sua fórmula. A princípio, quando falamos em GRP, somos condicionados a pensar em palavras chaves como esforço, somatório, pressão. Mas, a questão realmente indaga a forma como se chega nos números, na porcentagem. Por isso, sabendo sua fórmula e o significado das variáveis resolvemos a questão.

(Questão 35, EMBRAPA, Analista Classe B, Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Publicidade e Propaganda, 2010)