quarta-feira, 24 de março de 2010

Embrapa, 2010

O TRP (Target Rating Point) é utilizado para calcular as audiências individuais, apesar de utilizar as mesmas fórmulas que o GRP (Gross Rating Point). Já o GRP é calculado com base na audiência domiciliar, ou seja, o GRP trabalha com

a) percentual que reflete os indivíduos do público-alvo expostos a um veículo sobre o universo total do segmento analisado. É uma medida mais precisa, uma vez que considera o público específico da campanha.
b) percentuais individuais e coletivos, pois reflete os indivíduos do público-alvo expostos a um veículo sobre o universo total do segmento analisado e, também, os lares expostos a um veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado.
c) percentuais da somatória dos GRPs de praças diferentes.
d) percentuais relativos aos lares, expostos a um meio/veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado. É uma medida genérica, já que tem como referência somente os domicílios (mais agilidade com menor precisão).
e) percentuais que ignoram o alcance e a frequência média.

Análise:
O GRP, ou pontos de audiência bruta, é uma expressão criada para designar o somatório das audiências das inserções de uma programação de TV. É o indicador do tamanho do esforço de comunicação de determinada programação. Ela dá dimensão daquilo que em marketing é chamado de pressão de comunicação, ou seja, a intensidade com a qual o anunciante está se comunicando com o público-alvo utilizando aquela programação. Isto permite comparar programações diferentes e saber, por exemplo, qual é a mais forte. Ou escolher a alternativa que dá a maior quantidade de comunicação pelo menor custo.Trata-se de uma técnica de medir a eficiência de campanha, pois se tem um número absoluto "quase verdadeiro" de quanto se atingiu de público, ou seja, o quanto sua marca foi impactada pelos consumidores. O termo GRP é utilizado quando somamos as audiências domiciliares. Audiências domiciliares: percentuais relativos aos lares expostos a um meio/veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado. É uma medida genérica, já que tem como referência somente os domicílios (mais agilidade com menor precisão)
GRP = Nº de Inserções x Audiência Domiciliar do Programa

Essa questão é bastante interessante. Pois não se trata em saber a definição do GRP, mas sim o entendimento de sua fórmula. A princípio, quando falamos em GRP, somos condicionados a pensar em palavras chaves como esforço, somatório, pressão. Mas, a questão realmente indaga a forma como se chega nos números, na porcentagem. Por isso, sabendo sua fórmula e o significado das variáveis resolvemos a questão.

(Questão 35, EMBRAPA, Analista Classe B, Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Publicidade e Propaganda, 2010)

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