quinta-feira, 25 de março de 2010

Embrapa, 2010

Conhecido também como Marketing 360°, a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e off-line une estratégias tradicionais de marketing, publicidade e propaganda com a veiculação de conteúdo direcionado na Internet, através de um web site, hot site ou portal (Grupo Torentin, 2010). O conceito acima traduz os novos caminhos da comunicação, e esta estratégia, além da denominação Marketing 360°, também é conhecida como

a) inter media
b) cross media
c) half media
d) indoor media
e) full media

Análise:
A estratégia de promover um determinado produto ou serviço, através de diferentes mídias é conhecida como Cross Media, ou também como Marketing 360°, Transmedia e Mídia Cruzada. A escolha por essa abordagem, se feita com o devido cuidado, pode render bons frutos, sendo muito mais eficaz do que trabalhar com as mesmas mídias ou diferentes mídias de forma separada.Combinando meios de comunicação online e offline é possível retirar dos mesmos a vantagem específica de cada veículo. Por exemplo, anunciar na televisão garante uma vasta cobertura, enquanto possuir um canal de interação online com o consumidor, um hotsite, por exemplo, permite um nível muito maior de interação.Os esforços de comunicação dessa forma são destinados a um leque mais amplo de veículos, permitindo chegar até o potencial cliente de forma mais diversificada e surpreendente, diminuindo assim os riscos e aumentando as chances de sucesso. Mas é importante sempre ter em mente que não basta fazer várias peças em diferentes meios, mas sim integrar todas em uma única campanha. Os meios devem ser vistos como complementares e integrados.Se esses passos forem seguidos, não só um aumento das vendas pode ser esperado, mas também uma construção positiva da imagem da empresa provavelmente poderá ser percebida.


(Questão 36, EMBRAPA, Analista Classe B, Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Publicidade e Propaganda, 2010)

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