segunda-feira, 12 de abril de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

Uma companhia petrolífera de grande porte realizou uma pesquisa interna e detectou que cerca de 85% dos materiais impressos produzidos não eram consumidos de maneira eficaz pelo corpo funcional. Esse fato representa um problema de:

a) comunicação administrativa.
b) comunicação cultural.
c) comunicação social.
d) sistema de informação.
e) relacionamento interpessoal.

Análise:
Em “Tratado de Comunicação Organizacional e Política”, Gaudêncio Tourquato define a comunicação organizacional como a possibilidade sistêmica que, integrada, reúne as modalidades de comunicação cultural, comunicação administrativa, comunicação social e sistemas de informação. Em “Comunicação integrada nas organizações modernas: avanços e perspectivas no Brasil", Kunsch diz que a comunicação institucional permite à organização “ter um conceito e um posicionamento favorável perante à opinião pública”, isto é, a construção de sua credibilidade, enquanto que a comunicação mercadológica volta-se para a divulgação dos produtos e serviços, compreendendo toda a manifestação gerada em torno dos objetivos de venda de uma organização. Ambas, ressalvando as suas diferenças e especificidades implementam ações destinadas aos públicos externos da organização.Torquato engloba essas duas modalidades de comunicação sob a denominação de comunicação social na qual estão contempladas as áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade, editoração e marketing, admitindo-a como “a mais desenvolvida", tanto do ponto de vista conceitual quanto dos pontos de vista operacional e tecnológico. Ao contrário das modalidades anteriores, a comunicação administrativa e interna necessitam priorizar os públicos internos. A comunicação administrativa envolve procedimentos comunicacionais que ocorrem na organização, “reunindo papéis, cartas internas, memorandos”. Portanto, a alternativa correta é a “letra A”

Questão 38
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2008 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

2 comentários:

  1. Qual a diferença entre comunicação interna e comunicação administrativa?

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  2. A Comunicação Interna se dá entre a organização e seus empregados (e vice-versa). Segue um planejamento estratégico e tem uma linha editorial. A comunicação deve ser simples e ágil. Sobre o conteúdo, transmite aos funcionários mudanças operacionais, novas estratégias, novidades da empresa, a participação da mesma no mercado, ações de responsabilidade social e de meio ambiente, até eventos culturais. Há empresas que ainda reserva espaço para notícias dos próprios funcionários. O responsável pelas publicações deve ser um profissional de Relações Públicas. Mas os gestores do negócio também devem estar envolvidos. Os meios mais utilizados para esse processo são jornais, revistas, informativos, intranet, quadro mural e vídeos.
    A Comunicação Administrativa também está envolvida com o público interno da organização. Mas dedica-se seus conteúdos aos aspectos administrativos: descreve funções do empregado, disciplina comportamentos, informa sobre normas, procedimentos do dia-a-dia, legislação trabalhista, férias, benefícios. Sua característica é formal, legalista e impositiva. É a comunicação própria da área de Recursos Humanos. Preferencialmente são utilizadas mídia impressa na sua divulgação e a mídia oral no seu exercício.

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