quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ministério da Saúde, 2008 - CESPE

Chama-se marketing público os serviços de divulgação de serviços públicos pagos pelo cidadão. Assim, o marketing público pode ser útil a uma instituição governamental, como no caso de recebimento de impostos atrasados, por exemplo.

Análise:
Não confunda marketing público com marketing político. Este último é protagonizado pelos partidos políticos e que tem como objetivo a eleição dos seus militantes e o poder. O marketing público refere-se às ações do marketing governamental, ou seja, a lógica do mercado aplicada à administração pública. São metodologias que se podem desenvolver para comunicar aos cidadãos as políticas definidas pelos governantes e que se pretende que sejam bem acolhidas e apoiadas pelos cidadãos eleitores, que não pagam nada por isso. Tem como público-alvo o cidadão, mas também o público interno no sentido de gerar envolvimento, participação e motivação, conduzindo ao aumento de produtividade e contribuindo para a sustentabilidade. O marketing público é revestido de uma grande importância estratégica, fundamental no desempenho dos Governos e da Administração Pública em geral. Por isso, essa afirmação está errada.

Questão 105UnB/CESPE – MS/PS Nível III - 2008
Área de Atuação 25: Comunicação e Editoração; Produção de Informativos Jornalísticos e Educativos

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