terça-feira, 13 de abril de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

Para um eficaz planejamento de comunicação empresarial, deve-se compreender o posicionamento de cada meio de comunicação, obtendo-se esse conhecimento por intermédio de um(a)

a) estudo das regiões e áreas geográficas em que atuam.
b) levantamento do volume de anunciantes que conseguem captar.
c) análise da realidade social, política e econômica.
d) pesquisa de mercado com os consumidores em potencial.
e) avaliação de suas posições sobre temas e questões centrais.

Análise:
A questão está focada na compreensão do posicionamento dos meios de comunicação e não na eficiência do planejamento de comunicação. Por isso, para resolver é preciso, antes de tudo, entender o conceito de posicionamento. Assim, posicionamento é uma estratégia de marketing que visa fazer com que a marca ocupe uma "distinta posição" em relação aos concorrentes, na mente do consumidor. Essa "distinta posição" só se conquista quando você diferencia seu produto ou serviço de seus concorrentes e, em seguida, determina qual o nicho de mercado quer atender. Uma avaliação da “posição” sobre temas e questões centrais dos meios de comunicação é a única alternativa para conhecer o seu posicionamento. Portanto, a alternativa correta é a “letra E”.

Questão 40
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2008 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

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