terça-feira, 20 de abril de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

O processo de impressão offset, o mais usado desde meados do século XX, garante boa qualidade para médias e grandes tiragens, e imprime em praticamente qualquer tipo de papel e alguns tipos de plástico. Originário da litografia, sua impressão é

a) direta e eletrográfica.
b) direta e relevográfica.
c) indireta e encavográfica.
d) indireta e planográfica.
e) indireta e permeográfica.

Análise:
A impressão offset é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome off-set (fora do lugar ) vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário, antes de atingir a superfície. Portanto, a alternativa correta é a “letra D”

Questão 67
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2008 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

O sociólogo alemão Georg Simmel definiu a atitude blasé como aquela em que o indivíduo, em meio à vida moderna das metrópoles, pautada pela técnica e racionalidade científica,

a) liberta-se de todas as formas de opressão social.
b) desenvolve todo seu potencial intelectual e artístico.
c) pode cultivar-se e aperfeiçoar-se, com o auxílio da tecnologia.
d) torna-se escravo das máquinas e da tecnologia.
e) sofre um embotamento da capacidade de discernimento.

Análise:
A impessoalidade, traço marcante do homem metropolitano irá produzir, no dizer de Simmel uma característica essencialmente metropolitana: a atitude blasé. Essa atitude é consequência do homem urbano ser massacrado com um turbilhão de estímulos ou acontecimentos cotidianos, aos quais depois de certo tempo deixa de reagir, sofrendo uma espécie de anestesia, que faz com que ele não se espante com nada, tenha uma atitude distanciada, um embrutecimento produzido pelo excesso de estímulos nervosos. Não escapando desse meio conturbado e intenso, o homem metropolitano não encontra forças e nem tempo para se recuperar. Portanto, a alternativa correta é a “letra E”.

Questão 53
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2008 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

terça-feira, 13 de abril de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

Para um eficaz planejamento de comunicação empresarial, deve-se compreender o posicionamento de cada meio de comunicação, obtendo-se esse conhecimento por intermédio de um(a)

a) estudo das regiões e áreas geográficas em que atuam.
b) levantamento do volume de anunciantes que conseguem captar.
c) análise da realidade social, política e econômica.
d) pesquisa de mercado com os consumidores em potencial.
e) avaliação de suas posições sobre temas e questões centrais.

Análise:
A questão está focada na compreensão do posicionamento dos meios de comunicação e não na eficiência do planejamento de comunicação. Por isso, para resolver é preciso, antes de tudo, entender o conceito de posicionamento. Assim, posicionamento é uma estratégia de marketing que visa fazer com que a marca ocupe uma "distinta posição" em relação aos concorrentes, na mente do consumidor. Essa "distinta posição" só se conquista quando você diferencia seu produto ou serviço de seus concorrentes e, em seguida, determina qual o nicho de mercado quer atender. Uma avaliação da “posição” sobre temas e questões centrais dos meios de comunicação é a única alternativa para conhecer o seu posicionamento. Portanto, a alternativa correta é a “letra E”.

Questão 40
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2008 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

Uma companhia petrolífera de grande porte realizou uma pesquisa interna e detectou que cerca de 85% dos materiais impressos produzidos não eram consumidos de maneira eficaz pelo corpo funcional. Esse fato representa um problema de:

a) comunicação administrativa.
b) comunicação cultural.
c) comunicação social.
d) sistema de informação.
e) relacionamento interpessoal.

Análise:
Em “Tratado de Comunicação Organizacional e Política”, Gaudêncio Tourquato define a comunicação organizacional como a possibilidade sistêmica que, integrada, reúne as modalidades de comunicação cultural, comunicação administrativa, comunicação social e sistemas de informação. Em “Comunicação integrada nas organizações modernas: avanços e perspectivas no Brasil", Kunsch diz que a comunicação institucional permite à organização “ter um conceito e um posicionamento favorável perante à opinião pública”, isto é, a construção de sua credibilidade, enquanto que a comunicação mercadológica volta-se para a divulgação dos produtos e serviços, compreendendo toda a manifestação gerada em torno dos objetivos de venda de uma organização. Ambas, ressalvando as suas diferenças e especificidades implementam ações destinadas aos públicos externos da organização.Torquato engloba essas duas modalidades de comunicação sob a denominação de comunicação social na qual estão contempladas as áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade, editoração e marketing, admitindo-a como “a mais desenvolvida", tanto do ponto de vista conceitual quanto dos pontos de vista operacional e tecnológico. Ao contrário das modalidades anteriores, a comunicação administrativa e interna necessitam priorizar os públicos internos. A comunicação administrativa envolve procedimentos comunicacionais que ocorrem na organização, “reunindo papéis, cartas internas, memorandos”. Portanto, a alternativa correta é a “letra A”

Questão 38
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2008 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Anatel, 2006 - CESPE

Uma das contribuições brasileiras para o estudo da comunicação surgiu na década de 60 do século passado, com o conceito de folkcomunicação, desenvolvido por Luiz Beltrão no tratamento dos mecanismos específicos de comunicação em grupos marginalizados pelo sistema midiático.

Análise:
Foi defendendo sua tese de doutorado, em 1967, que Luiz Beltrão pela primeira vez utilizou o termo folkcomunicação. Ele foi um dos pioneiros na introdução do estudo científico da Comunicação no Brasil. Apoiou-se nos ensinamentos do Paul Felix Lazarsfeld, que dizia haver no processo da comunicação coletiva duas etapas significativas: a do comunicador ao líder de opinião e a deste ao receptor comum. Partindo desses estudos, Beltrão identifica o processo folkcomunicacional. Uma fonte transmite uma mensagem através de um canal, que no processo é representado pelos meios de comunicação de massa, chegando até uma audiência, onde estão contidos os líderes de opinião, estes intitulados por Beltrão como Líderes-comunicadores. Os líderes se tornam comunicadores e transmitem uma mensagem através de um canal folk, chegando então ao que Beltrão intitulou de audiência folk, formada por grupos marginalizados (grupo de indivíduos à margem de duas culturas e de duas sociedades que nunca se interpenetraram e fundiram totalmente). Portanto, a afirmação está correta.

Questão 90UnB/CESPE – ANATEL, Caderno H – 2006. Cargo 7: Analista Administrativo – Área: 7

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Anatel, 2006 - CESPE

O professor Herbert Marshall McLuhan é considerado por muitos um profeta da globalização. Na concepção desse professor, um meio de comunicação pode ser classificado como quente ou frio, conforme a maneira como é percebido e como as mensagens são incorporadas pela audiência. Os meios frios, por possuírem baixa definição, exigem maior participação e envolvimento, o que permite que uma maior quantidade de informação seja preenchida pelos “usuários”. Meios frios, assim, exigem participação elevada para que se preencham as lacunas de entendimento ou conhecimento. A televisão, segundo McLuhan, é um meio de comunicação frio.

Análise:
Uma vez que a televisão se tornou o meio dominante na comunicação, McLuhan centrou-se na descrição da natureza fundamental e no poder revolucionário da televisão. Classifica os meios como quentes ou frios. Os meios quentes são canais de comunicação com alta definição e são dirigidos para qualquer receptor. A imprensa é um meio quente e visual. Do mesmo modo são a fotografia e a imagem em movimento (cinema). Elas contêm muita informação, pelo que não exigem um grande esforço por parte do receptor. O texto de um livro é quente, mas um cartoon é frio. Os meios frios exigem uma participação elevada para preencher as lacunas de entendimento ou conhecimento. O rádio é um meio quente, mas o telefone é frio, porque (o interlocutor) precisa de uma resposta. Os meios quentes tendem a ser muito visuais, lógicos e privados. Organizam-se para comunicar informação discreta. Os meios frios tendem a ser aurais, intuitivos e de envolvimento emocional. Os meios frios clarificam o contexto envolvente para que os participantes se insiram na história. Se se pensa habitualmente que a televisão é um meio visual, McLuhan classifica a televisão como um meio aural e tátil, muito frio. A televisão é fria porque exige participação e envolvimento. Pode-se estar a trabalhar enquanto se ouve rádio, mas não se pode fazer o mesmo quando se vê televisão. Portanto, a afirmação está correta.

Questão 88, UnB/CESPE – ANATEL, Caderno H – 2006. Cargo 7: Analista Administrativo – Área: 7

Ministério da Saúde, 2008 - CESPE

Chama-se marketing público os serviços de divulgação de serviços públicos pagos pelo cidadão. Assim, o marketing público pode ser útil a uma instituição governamental, como no caso de recebimento de impostos atrasados, por exemplo.

Análise:
Não confunda marketing público com marketing político. Este último é protagonizado pelos partidos políticos e que tem como objetivo a eleição dos seus militantes e o poder. O marketing público refere-se às ações do marketing governamental, ou seja, a lógica do mercado aplicada à administração pública. São metodologias que se podem desenvolver para comunicar aos cidadãos as políticas definidas pelos governantes e que se pretende que sejam bem acolhidas e apoiadas pelos cidadãos eleitores, que não pagam nada por isso. Tem como público-alvo o cidadão, mas também o público interno no sentido de gerar envolvimento, participação e motivação, conduzindo ao aumento de produtividade e contribuindo para a sustentabilidade. O marketing público é revestido de uma grande importância estratégica, fundamental no desempenho dos Governos e da Administração Pública em geral. Por isso, essa afirmação está errada.

Questão 105UnB/CESPE – MS/PS Nível III - 2008
Área de Atuação 25: Comunicação e Editoração; Produção de Informativos Jornalísticos e Educativos