quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MPU, 2010 – UNB/CESPE

Cursos de media training e de media literacy integram o rol de alternativas para a gestão da comunicação nas organizações, mas, em razão de seu caráter estratégico, não são recomendados para um canal corporativo de TV, pois cursos dessa natureza são oferecidos apenas para os staffs mais elevados na pirâmide organizacional.

Análise: 
Os cursos citados são fundamentais para aprender a falar e se relacionar com a imprensa, com a mídia. O público-alvo normalmente é: empresários, executivos, responsáveis pela comunicação interna e externa de empresas, profissionais liberais, todos interessados em melhorar a comunicação com a mídia. Assim, o curso não é direcionado apenas aos staffs mais elevados na pirâmide organizacional, podendo, sim, ser recomendado para o canal corporativo. Portanto, a alternativa está “errada”.

Questão 142
Processo seletivo público MPU (Ministério Público da União). Cargo 8: Analista de Comunicação Social

terça-feira, 19 de outubro de 2010

MPU, 2010 – UNB/CESPE

Helvetica é uma fonte suíça, surgida no período pós-guerra, que obteve ampla internacionalização, graças ao seu estilo despersonalizado e sem serifa.

Análise:
A Helvetica é uma família tipográfica sem-serifa, considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Devido às preocupações que originaram seu desenho – uma fonte sem-serifa, bastante limpa para a máxima legibilidade – é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico. A Helvetica foi desenvolvida por Max Miedinger em 1957 para a tipografia suíça Haas’sche Schriftgießerei. Seu título é derivado de Helvetia, o nome latino da Suíça. Portanto, a alternativa está “correta”.


Questão 144
Processo seletivo público MPU (Ministério Público da União). Cargo 8: Analista de Comunicação Social

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MPU, 2010 – UNB/CESPE

Fonte, tanto na tipografia com tipos móveis quanto na tipografia digital, consiste em um conjunto de caracteres que se definem pelas curvas de seu desenho (glifos) e por suas propriedades.

Análise:
As fontes tipográficas, ou simplesmente fontes, ou tipos, são classificadas segundo suas principais características, as serifas. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes (traço que define a estrutura básica da letra; tronco do caractere) das letras. São classificadas em 4 grupos básicos: as com serifas, as sem serifas, as cursivas e as fontes dingbats. Portanto, a alternativa está “errada”.

Questão 145
Processo seletivo público MPU (Ministério Público da União). Cargo 8: Analista de Comunicação Social

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ANP, 2005 - CESGRANRIO

O termo Agenda Setting significa que os meios de comunicação:

a) estabelecem a agenda contemporânea.
b) fazem a interpretação dos fatos sociais.
c) agendam seus interesses para o público.
d) dizem a verdade nas notícias que publicam.
e) são influenciadas pelas empresas públicas.

Análise:
A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. A Agenda Setting trata-se do poder da mídia em pautar os temas que serão discutidos no cotidiano das pessoas. Portando, a alternativa correta é a letra “A”.


Questão 36
Processo seletivo público ANP (Agência Nacional do Petróleo). Analista Administrativo Comunicação Social.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

No jargão digital, o termo que normalmente se usa para transmitir informações captadas em vídeo e outros suportes para a Internet é:

a) submeter.
b) encodar.
c) transferir.
d) transportar.
e) editar.

Análise:
Encodar é converter arquivos multimídias visando obter uma padronização e uma melhor qualidade e/ou menor tamanho para armazenamento na Internet ou no disco rígido. Portanto, a alternativa correta é a letra "B".

Questão 34
Processo seletivo público Petrobras. Profissional de Comunicação Social Júnior: Publicidade e Propaganda

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

A apropriação e o uso não autorizado de conteúdo da Internet são temas emergentes que têm atraído a atenção dos autores e produtores de conteúdo para a necessidade da proteção do direito autoral. Esse cenário incentivou a criação das licenças Creative Commons (CC). Qual é o princípio defendido por essas licenças?

a) Autores e criadores de conteúdo permitem compartilhar a sua criação intelectual na Internet sem que o usuário viole as leis de direitos autorais.
b) Em caso de uso não é necessário dar o crédito ao autor original de uma obra, se ela estiver registrada no CC.
c) Em qualquer situação, uma vez licenciada, o autor libera o uso de sua obra sem a necessidade de pagamento de direitos autorais.
d) O autor cede os direitos autorais à CC, que passa a deter o controle e a propriedade da obra.
e) O uso da obra completa, ou de partes da mesma, só será permitido após passar por uma complexa avaliação da organização CC.

Análise:
O Creative Commons é um projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais. Oferecer sua obra sob uma licença Creative Commons não significa abrir mão dos seus direitos autorais. Significa oferecer alguns dos seus direitos para qualquer pessoa, mas somente sob determinadas condições. Quais condições? Atribuição, Uso não-comercial, Não às obras derivadas, Compartilhamento pela mesma licença. Todas as licenças requerem que seja dado crédito (atribuição) ao autor ou licenciante, da forma por eles especificada. Portanto, a alternativa correta é a letra "A".

Questão 42
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2010 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Petrobras, 2010 - CESGRANRIO

No ambiente do marketing digital, ter um website construído conforme as práticas e técnicas de SEO significa que

a) é permitido que o usuário faça upload de vídeos.
b) ele pode ser mais facilmente encontrado por ferramentas de busca.
c) esse é um ambiente colaborativo.
d) o usuário pode criar uma comunidade virtual.
e) o usuário pode participar de fóruns de discussão.


Análise:
SEO (Search Engine Optimization), em português, é Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. Então o SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou website) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Mas atenção: o SEO é uma prática sem garantias. Nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que o site vai ficar em primeiro em uma busca. O único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Petrobras, 2010 - CESGRANRIO

Dentre as provas de impressão possíveis, a mais confiável, por se aproximar mais do impresso final, é a prova de

a) prelo
b) formato

c) fotolito
d) acabamento
e) tiragem

Análise:
Entre as principais provas de impressão estão: prova digital, cromalin, press-match e prelo. A prova digital tem como característica a impressão realizada direto do computador para a impressora (sistema CTP). O cromalin utiliza películas (lâminas) coloridas a partir do fotolito e pode variar o tom da cor dependendo do suporte. O press match é o mesmo sistema da Cromalin, de fabricante diferente. Esse tipo de prova, por usar papel de base mais áspero e pigmentado, oferece maior proximidade com resultados obtidos em impressão de papéis de superfície menos lisa e de menor alvura. Já a prova em prelo utiliza a gravação de chapas (necessita do fotolito), reproduz o processo de impressão off-set, suporta cores UV e cores especiais e utiliza o mesmo suporte da impressão final. Por ter essas características é representar fielmente o resultado final, é uma das provas mais confiáveis do mercado. Portanto a alternativa correta é a letra "A".

Questão 58
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2010 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Petrobras, 2010 - CESGRANRIO

Instrumento constituído pelo levantamento de conceitos e preconceitos emitidos por lideranças, formais e informais, dos diversos stakeholders de uma organização e que possam exercer influência em uma organização, um produto ou projeto em questão. A esse instrumento de análise se dá o nome de

a) Auditoria de opinião.
b) Clipping.
c) Pesquisa de motivação.
d) Pesquisa de tendências sociais.
e) Pesquisa etnográfica.

Análise:
Auditoria de Opinião é um novo conceito de pesquisa qualitativa. É uma técnica exclusiva de relações públicas. É o processo de comunicação e interação voltado para o levantamento de informações e identificação de opiniões, percepções e expectativas, a fim de obter, pela análise e interpretação das informações, o resultado qualitativo que determina o perfil organizacional. Essa análise oferece um diagnóstico preciso e o embasamento correto para a criação do Planejamento Estratégico de Comunicação. A alternativa correta é a letra “A”.

Questão 68
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2010 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

terça-feira, 20 de abril de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

O processo de impressão offset, o mais usado desde meados do século XX, garante boa qualidade para médias e grandes tiragens, e imprime em praticamente qualquer tipo de papel e alguns tipos de plástico. Originário da litografia, sua impressão é

a) direta e eletrográfica.
b) direta e relevográfica.
c) indireta e encavográfica.
d) indireta e planográfica.
e) indireta e permeográfica.

Análise:
A impressão offset é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome off-set (fora do lugar ) vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário, antes de atingir a superfície. Portanto, a alternativa correta é a “letra D”

Questão 67
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2008 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

O sociólogo alemão Georg Simmel definiu a atitude blasé como aquela em que o indivíduo, em meio à vida moderna das metrópoles, pautada pela técnica e racionalidade científica,

a) liberta-se de todas as formas de opressão social.
b) desenvolve todo seu potencial intelectual e artístico.
c) pode cultivar-se e aperfeiçoar-se, com o auxílio da tecnologia.
d) torna-se escravo das máquinas e da tecnologia.
e) sofre um embotamento da capacidade de discernimento.

Análise:
A impessoalidade, traço marcante do homem metropolitano irá produzir, no dizer de Simmel uma característica essencialmente metropolitana: a atitude blasé. Essa atitude é consequência do homem urbano ser massacrado com um turbilhão de estímulos ou acontecimentos cotidianos, aos quais depois de certo tempo deixa de reagir, sofrendo uma espécie de anestesia, que faz com que ele não se espante com nada, tenha uma atitude distanciada, um embrutecimento produzido pelo excesso de estímulos nervosos. Não escapando desse meio conturbado e intenso, o homem metropolitano não encontra forças e nem tempo para se recuperar. Portanto, a alternativa correta é a “letra E”.

Questão 53
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2008 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

terça-feira, 13 de abril de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

Para um eficaz planejamento de comunicação empresarial, deve-se compreender o posicionamento de cada meio de comunicação, obtendo-se esse conhecimento por intermédio de um(a)

a) estudo das regiões e áreas geográficas em que atuam.
b) levantamento do volume de anunciantes que conseguem captar.
c) análise da realidade social, política e econômica.
d) pesquisa de mercado com os consumidores em potencial.
e) avaliação de suas posições sobre temas e questões centrais.

Análise:
A questão está focada na compreensão do posicionamento dos meios de comunicação e não na eficiência do planejamento de comunicação. Por isso, para resolver é preciso, antes de tudo, entender o conceito de posicionamento. Assim, posicionamento é uma estratégia de marketing que visa fazer com que a marca ocupe uma "distinta posição" em relação aos concorrentes, na mente do consumidor. Essa "distinta posição" só se conquista quando você diferencia seu produto ou serviço de seus concorrentes e, em seguida, determina qual o nicho de mercado quer atender. Uma avaliação da “posição” sobre temas e questões centrais dos meios de comunicação é a única alternativa para conhecer o seu posicionamento. Portanto, a alternativa correta é a “letra E”.

Questão 40
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2008 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Petrobras, 2008 - CESGRANRIO

Uma companhia petrolífera de grande porte realizou uma pesquisa interna e detectou que cerca de 85% dos materiais impressos produzidos não eram consumidos de maneira eficaz pelo corpo funcional. Esse fato representa um problema de:

a) comunicação administrativa.
b) comunicação cultural.
c) comunicação social.
d) sistema de informação.
e) relacionamento interpessoal.

Análise:
Em “Tratado de Comunicação Organizacional e Política”, Gaudêncio Tourquato define a comunicação organizacional como a possibilidade sistêmica que, integrada, reúne as modalidades de comunicação cultural, comunicação administrativa, comunicação social e sistemas de informação. Em “Comunicação integrada nas organizações modernas: avanços e perspectivas no Brasil", Kunsch diz que a comunicação institucional permite à organização “ter um conceito e um posicionamento favorável perante à opinião pública”, isto é, a construção de sua credibilidade, enquanto que a comunicação mercadológica volta-se para a divulgação dos produtos e serviços, compreendendo toda a manifestação gerada em torno dos objetivos de venda de uma organização. Ambas, ressalvando as suas diferenças e especificidades implementam ações destinadas aos públicos externos da organização.Torquato engloba essas duas modalidades de comunicação sob a denominação de comunicação social na qual estão contempladas as áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade, editoração e marketing, admitindo-a como “a mais desenvolvida", tanto do ponto de vista conceitual quanto dos pontos de vista operacional e tecnológico. Ao contrário das modalidades anteriores, a comunicação administrativa e interna necessitam priorizar os públicos internos. A comunicação administrativa envolve procedimentos comunicacionais que ocorrem na organização, “reunindo papéis, cartas internas, memorandos”. Portanto, a alternativa correta é a “letra A”

Questão 38
Processo seletivo público Petrobras Distribuidora/PSP-1/2008 – edital. Profissional Júnior Formação: Comunicação / Publicidade

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Anatel, 2006 - CESPE

Uma das contribuições brasileiras para o estudo da comunicação surgiu na década de 60 do século passado, com o conceito de folkcomunicação, desenvolvido por Luiz Beltrão no tratamento dos mecanismos específicos de comunicação em grupos marginalizados pelo sistema midiático.

Análise:
Foi defendendo sua tese de doutorado, em 1967, que Luiz Beltrão pela primeira vez utilizou o termo folkcomunicação. Ele foi um dos pioneiros na introdução do estudo científico da Comunicação no Brasil. Apoiou-se nos ensinamentos do Paul Felix Lazarsfeld, que dizia haver no processo da comunicação coletiva duas etapas significativas: a do comunicador ao líder de opinião e a deste ao receptor comum. Partindo desses estudos, Beltrão identifica o processo folkcomunicacional. Uma fonte transmite uma mensagem através de um canal, que no processo é representado pelos meios de comunicação de massa, chegando até uma audiência, onde estão contidos os líderes de opinião, estes intitulados por Beltrão como Líderes-comunicadores. Os líderes se tornam comunicadores e transmitem uma mensagem através de um canal folk, chegando então ao que Beltrão intitulou de audiência folk, formada por grupos marginalizados (grupo de indivíduos à margem de duas culturas e de duas sociedades que nunca se interpenetraram e fundiram totalmente). Portanto, a afirmação está correta.

Questão 90UnB/CESPE – ANATEL, Caderno H – 2006. Cargo 7: Analista Administrativo – Área: 7

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Anatel, 2006 - CESPE

O professor Herbert Marshall McLuhan é considerado por muitos um profeta da globalização. Na concepção desse professor, um meio de comunicação pode ser classificado como quente ou frio, conforme a maneira como é percebido e como as mensagens são incorporadas pela audiência. Os meios frios, por possuírem baixa definição, exigem maior participação e envolvimento, o que permite que uma maior quantidade de informação seja preenchida pelos “usuários”. Meios frios, assim, exigem participação elevada para que se preencham as lacunas de entendimento ou conhecimento. A televisão, segundo McLuhan, é um meio de comunicação frio.

Análise:
Uma vez que a televisão se tornou o meio dominante na comunicação, McLuhan centrou-se na descrição da natureza fundamental e no poder revolucionário da televisão. Classifica os meios como quentes ou frios. Os meios quentes são canais de comunicação com alta definição e são dirigidos para qualquer receptor. A imprensa é um meio quente e visual. Do mesmo modo são a fotografia e a imagem em movimento (cinema). Elas contêm muita informação, pelo que não exigem um grande esforço por parte do receptor. O texto de um livro é quente, mas um cartoon é frio. Os meios frios exigem uma participação elevada para preencher as lacunas de entendimento ou conhecimento. O rádio é um meio quente, mas o telefone é frio, porque (o interlocutor) precisa de uma resposta. Os meios quentes tendem a ser muito visuais, lógicos e privados. Organizam-se para comunicar informação discreta. Os meios frios tendem a ser aurais, intuitivos e de envolvimento emocional. Os meios frios clarificam o contexto envolvente para que os participantes se insiram na história. Se se pensa habitualmente que a televisão é um meio visual, McLuhan classifica a televisão como um meio aural e tátil, muito frio. A televisão é fria porque exige participação e envolvimento. Pode-se estar a trabalhar enquanto se ouve rádio, mas não se pode fazer o mesmo quando se vê televisão. Portanto, a afirmação está correta.

Questão 88, UnB/CESPE – ANATEL, Caderno H – 2006. Cargo 7: Analista Administrativo – Área: 7

Ministério da Saúde, 2008 - CESPE

Chama-se marketing público os serviços de divulgação de serviços públicos pagos pelo cidadão. Assim, o marketing público pode ser útil a uma instituição governamental, como no caso de recebimento de impostos atrasados, por exemplo.

Análise:
Não confunda marketing público com marketing político. Este último é protagonizado pelos partidos políticos e que tem como objetivo a eleição dos seus militantes e o poder. O marketing público refere-se às ações do marketing governamental, ou seja, a lógica do mercado aplicada à administração pública. São metodologias que se podem desenvolver para comunicar aos cidadãos as políticas definidas pelos governantes e que se pretende que sejam bem acolhidas e apoiadas pelos cidadãos eleitores, que não pagam nada por isso. Tem como público-alvo o cidadão, mas também o público interno no sentido de gerar envolvimento, participação e motivação, conduzindo ao aumento de produtividade e contribuindo para a sustentabilidade. O marketing público é revestido de uma grande importância estratégica, fundamental no desempenho dos Governos e da Administração Pública em geral. Por isso, essa afirmação está errada.

Questão 105UnB/CESPE – MS/PS Nível III - 2008
Área de Atuação 25: Comunicação e Editoração; Produção de Informativos Jornalísticos e Educativos

terça-feira, 30 de março de 2010

Ministério da Saúde, 2008 - CESPE

A Constituição Federal (CF) aboliu o monopólio dos meios de comunicação no Brasil, mas permitiu o oligopólio, também conhecido como propriedade cruzada.

Análise:
Segundo a CF, Título VIII, Capítulo V, Artigo 220, § 5º, os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. Por isso, essa afirmação está errada.

Questão 73UnB/CESPE – MS/PS Nível III - 2008
Área de Atuação 25: Comunicação e Editoração; Produção de Informativos Jornalísticos e Educativos

sexta-feira, 26 de março de 2010

Embrapa, 2010

O IVC, Instituto Verificador de Circulação, é uma entidade sem fins lucrativos, formado e dirigido pelo mercado publicitário brasileiro com interesse em assegurar a transparência e a confiança dos números de circulações impressas e digitais. Associado ao IFABC, Internacional Federation of Audit Bureaux of Circulations, o IVC representa os segmentos do mercado publicitário que englobam

a)
anunciantes e agências de propaganda
b) anunciantes e editores
c) editores e agências de propaganda
d) somente os anunciantes
e) anunciantes, agências de propaganda e editores

Análise
O IVC - Instituto Verificador de Circulação é uma entidade nacional e oficial, sem fins lucrativos, responsável em assegurar a transparência e confiança dos números de circulações impressas e digitais do Brasil, considerada a principal referência neste segmento. O Instituto tem equidade absoluta em seu comando, pois sua Diretoria Executiva é tripartite, sendo composta por nove representantes de cada uma das categorias principais de associados, anunciantes, agências de propaganda e editores. Portanto, a alternativa correta é a letra "E".

(Questão 45, EMBRAPA, Analista Classe B, Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Publicidade e Propaganda, 2010)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Embrapa, 2010

Conhecido também como Marketing 360°, a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e off-line une estratégias tradicionais de marketing, publicidade e propaganda com a veiculação de conteúdo direcionado na Internet, através de um web site, hot site ou portal (Grupo Torentin, 2010). O conceito acima traduz os novos caminhos da comunicação, e esta estratégia, além da denominação Marketing 360°, também é conhecida como

a) inter media
b) cross media
c) half media
d) indoor media
e) full media

Análise:
A estratégia de promover um determinado produto ou serviço, através de diferentes mídias é conhecida como Cross Media, ou também como Marketing 360°, Transmedia e Mídia Cruzada. A escolha por essa abordagem, se feita com o devido cuidado, pode render bons frutos, sendo muito mais eficaz do que trabalhar com as mesmas mídias ou diferentes mídias de forma separada.Combinando meios de comunicação online e offline é possível retirar dos mesmos a vantagem específica de cada veículo. Por exemplo, anunciar na televisão garante uma vasta cobertura, enquanto possuir um canal de interação online com o consumidor, um hotsite, por exemplo, permite um nível muito maior de interação.Os esforços de comunicação dessa forma são destinados a um leque mais amplo de veículos, permitindo chegar até o potencial cliente de forma mais diversificada e surpreendente, diminuindo assim os riscos e aumentando as chances de sucesso. Mas é importante sempre ter em mente que não basta fazer várias peças em diferentes meios, mas sim integrar todas em uma única campanha. Os meios devem ser vistos como complementares e integrados.Se esses passos forem seguidos, não só um aumento das vendas pode ser esperado, mas também uma construção positiva da imagem da empresa provavelmente poderá ser percebida.


(Questão 36, EMBRAPA, Analista Classe B, Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Publicidade e Propaganda, 2010)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Embrapa, 2010

O TRP (Target Rating Point) é utilizado para calcular as audiências individuais, apesar de utilizar as mesmas fórmulas que o GRP (Gross Rating Point). Já o GRP é calculado com base na audiência domiciliar, ou seja, o GRP trabalha com

a) percentual que reflete os indivíduos do público-alvo expostos a um veículo sobre o universo total do segmento analisado. É uma medida mais precisa, uma vez que considera o público específico da campanha.
b) percentuais individuais e coletivos, pois reflete os indivíduos do público-alvo expostos a um veículo sobre o universo total do segmento analisado e, também, os lares expostos a um veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado.
c) percentuais da somatória dos GRPs de praças diferentes.
d) percentuais relativos aos lares, expostos a um meio/veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado. É uma medida genérica, já que tem como referência somente os domicílios (mais agilidade com menor precisão).
e) percentuais que ignoram o alcance e a frequência média.

Análise:
O GRP, ou pontos de audiência bruta, é uma expressão criada para designar o somatório das audiências das inserções de uma programação de TV. É o indicador do tamanho do esforço de comunicação de determinada programação. Ela dá dimensão daquilo que em marketing é chamado de pressão de comunicação, ou seja, a intensidade com a qual o anunciante está se comunicando com o público-alvo utilizando aquela programação. Isto permite comparar programações diferentes e saber, por exemplo, qual é a mais forte. Ou escolher a alternativa que dá a maior quantidade de comunicação pelo menor custo.Trata-se de uma técnica de medir a eficiência de campanha, pois se tem um número absoluto "quase verdadeiro" de quanto se atingiu de público, ou seja, o quanto sua marca foi impactada pelos consumidores. O termo GRP é utilizado quando somamos as audiências domiciliares. Audiências domiciliares: percentuais relativos aos lares expostos a um meio/veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado. É uma medida genérica, já que tem como referência somente os domicílios (mais agilidade com menor precisão)
GRP = Nº de Inserções x Audiência Domiciliar do Programa

Essa questão é bastante interessante. Pois não se trata em saber a definição do GRP, mas sim o entendimento de sua fórmula. A princípio, quando falamos em GRP, somos condicionados a pensar em palavras chaves como esforço, somatório, pressão. Mas, a questão realmente indaga a forma como se chega nos números, na porcentagem. Por isso, sabendo sua fórmula e o significado das variáveis resolvemos a questão.

(Questão 35, EMBRAPA, Analista Classe B, Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Publicidade e Propaganda, 2010)